O que são códigos de bips:
Quando se liga o computador o BIOS faz imediatamente um exame do controle do computador e executa o POST (power on self-test). No fim do POST o computador jogará um “BEEP" audível com o altifalante interno do computador ou através dos altifalantes externos (se você possuir uma). Se o POST terminar com sucesso sem detectar alguns problemas com o computador então o sistema ira fazer um único beep curto deixando-nos a saber que o teste está completo e o computador continuará o arranque e carregara o sistema operativo.Se durante o POST o BIOS detectar algum problema indicará normalmente uma mensagem de erro visual no monitor explicando o que é o problema. Entretanto, se um problema for detectado antes de o BIOS inicializar a placa video, ou não pussuir placa video ou não é detectada então o BIOS jogará diversos “BEEPS” através do altifalante deixando-o a saber se existe um problema e qual é o problema. Dependendo do tipo de BIOS , pode fazer beeps em um teste padrão específico para indicar qual é o problema, ou fazer o mesmo beep um número de vezes para indicar qual é o problema. É muito importante que oiça com muita atenção ao número e/ou teste padrão dos beeps que o computador faz na inicialização.
Fabricantes:
Os fabricantes mas conhecidos são AMI, Phoenix e Award Software International.Geralmente, o manual da placa mãe traz uma tabela com as sequências de bips usadas.
O BIOS da AMI usa beeps do mesmo comprimento e tempo. O erro é indicado com o número de beeps. Para o exemplo, 2 beeps indicou um erro com a memoria.
O BIOS da Award usa beeps de duração variada. Um longo beep durar tipicamente por 2 segundos quando a o beep curto durará somente 1 segundo. A BIOS da Award usa também beeps de frequência diferente para indicar erros críticos. Se uma BIOS da Award detecta que o processador central está a super-aquecer pode repetir constantemente beep quando o computador estiver a funcionar.
O BIOS de Phoenix usa o código do beep testes padrões para indicar problemas. O “-” indica a pausa breve entre beeps .
Exemplo: |1 - 1 - 2| que quer dizer que existe um problema com o CPU ou a Placa-mãe.
O que é a Bios e o Post:
O BIOS é um programa de computador pré-gravado em memória permanente executado por um computador quando ligado. Ele é responsável pelo suporte básico de acesso ao hardware, bem como por iniciar a carga do sistema operacional. Entre outras funções o papel mais importante do BIOS é o carregamento do sistema operativo. Quando o computador é ligado e o microprocessador tenta executar sua primeira instrução, ele tem que obtê-la de algum lugar. Não é possível obter essa instrução do sistema operacional, pois esse se localiza no disco rígido, e o microprocessador não pode se comunicar com ele sem que algumas instruções o digam como fazê-lo. É o BIOS o responsável por fornecer essas instruções. Ao ligar o computador, o primeiro software que você vê a ser lido é o do BIOS.
POST (Power on self test, que em português é algo como "Auto-teste de inicialização") é uma sequência de testes ao hardware de um computador, realizada pelo BIOS, responsável por verificar preliminarmente se o sistema se encontra em estado operacional. Se for detectado algum problema durante o POST a BIOS emite uma certa sequência de bips sonoros, que podem mudar de acordo com o fabricante da placa-mãe.
Sem comentários:
Enviar um comentário